13 de abril de 2012

Suco Escuro de Maracujá - uma troca inteligente!



Essa receita, na verdade, não nos traz muita inovação.

Suco bem concentrado de maracujá adoçado com açúcar mascavo e refrescado por algumas pedrinhas de gelo.

A presença desse suquinho singelo e delicioso aqui em casa é na verdade o produto de uma reincidente reflexão minha sobre os péssimos hábitos alimentares tratados com tanta normalidade pela nossa sociedade de hoje em dia. A grande maioria dos alimentos que encontramos à venda em meio à nossa correria diária - refeição servida ou encontrada nos supermercados mesmo - faz mal à nossa saúde a curto, médio ou longo prazo. Isso quando não são feitos para viciar mesmo, como é o caso de substâncias como
o açúcar refinado - presente numa gama incontável de alimentos do nosso cotidiano.

Para mim, seria impraticável deixar a cidade e ir morar numa oca no meio da mata para ser alimentada pelos frutos que a natureza pudesse me proporcionar. Portanto, resolvi dar início aqui em casa a uma resistência vagarosa e permanente a essa cultura alimentar ruim: o plano é ir descobrindo aos poucos os sabores mais saudáveis que a vida pode me proporcionar.

Como já não bebo um gole de refrigerante há 17 anos, não como carne vermelha há mais de vinte, mas sou louca por tudo que é doce, o escolhido da vez foi ele mesmo: o açúcar refinado. Resolvi substituí-lo pelo açúcar mascavo em algumas bebidas para ir me habituando ao sabor do novo e começando a desejá-lo. E deu certo. O de maracujá tem um saborzinho especial de quero mais e por isso eu trouxe a receita aqui para vocês.
Vocês têm mais alguma troca inteligente para sugerir? :)

Suco Escuro de Maracujá

Ingredientes
05 maracujás
Açúcar mascavo à vontade (descubra brincando de experimentar!)
Gelo

Modo de Preparo
Retire a polpa do maracujá e passe-a no filtro do liquidificador com cerca de apenas 250ml de água gelada para que obtenha um sumo bem concentrado. Caso seu liquidificador não tenha filtro, peneire o sumo em peneiras bem finas até conseguir eliminar as sementes.

Sempre reservo o sumo na geladeira (do jeitinho que está aí na foto) e quando desejo o suco, junto mais água gelada na proporção de 4-5 para 1, acrescento umas poucas pedras de gelo, o açúcar mascavo e misturo bem. Aí é só servir numa taça bem linda! :)
___

Perua esperta vive muito mais - e melhor!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade que o Papo é seu! :)

Você também poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...