28 de abril de 2012

Massa da Preguiça ;)

Massa da Preguiça
Sabe aquele dia em que tudo que você menos quer é sair de casa ou gastar seu tempo na cozinha e mesmo assim ainda sonha em comer algo gostoso sem gastar muito dinheiro nem esperar horas? Pois bem, nessas horas a criatividade aparece aqui por casa que é uma beleza e acaba saindo um prato delicioso que merece ser compartilhado! :)

Desta vez, abri a geladeira e nem cebola tinha, imagina cebolinha, alho, ou qualquer outra coisa fresca para dar sabor à comida. Comecei a catar: peguei uma massa rápida que tinha resolvido comprar para quando precisasse de agilidade e achei também um brócolis congelado, meio pacote de ricota e uns tomates. Resolvi arriscar. Para temperar, separei o sal, que nunca falta, e um manjericão desidratado que fica sempre no porta-temperos pra quando não tiver o fresco — que é muito mais saboroso. E voilà: deu tudo certo e eu amei o resultado!

Massa da Preguiça (para duas pessoas)

Ingredientes
3 tomates grandes
1/2 pacote de brócolis congelado
1/2 pacote de ricota fresca
1/3 de pacote de Capellini n.1 Barilla - cozimento em 3 minutos! :D
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal
Manjericão desidratado
Azeite de oliva

Modo de Preparo
Ponha o brócolis para cozinhar ao vapor. Ao mesmo tempo, ponha água, um fio de azeite e uma colher (chá) de sal em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura.
Enquanto isso, descasque os tomates. Dentro de um recipiente que possa conter o líquido interno e as sementes, corte-os em pedaços não muito pequenos e reserve tudo.
Amasse a ricota com um garfo até que ela fique toda esfarelada.
Despeje a massa na panela com água fervente.
Ponha uma colher de manteiga em outra panela e, quando derretida, acrescente a reserva do tomate, sal e manjericão a gosto. Deixe no fogo por uns 5 minutos e mexa de vez em quando, apertando bem os tomates contra a panela para que incorporem um pouco do sal e do manjericão. Junte a ricota e mexa mais um pouco. Picote o brócolis e junte também. Mexa com delicadeza.
Escorra a massa quando já estiver al dente, junte a outra colher de manteiga e refogue por uns dois minutos.
Agora é só montar o prato com a massa por baixo e o aglomerado de tomates por cima. Decore com uns quadradinhos de ricota e um raminho de brócolis pra ficar ainda mais apetitoso e sirva ainda quente.

Bom apetite, meninas!

----------
Dicas
1. Use massa de grão duro, é bem mais saborosa. Para um prato só de massa, é indispensável investir na qualidade da massa, pois dá pra sentir a caída no sabor quando você usa aquelas massas mais comuns. Aposte nas receitas italianas!
2. Nunca é bom se alimentar ingerindo líquidos, mas, caso deseje, escolha uma taça de suco de uva integral. Combina demais! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade que o Papo é seu! :)

Você também poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...